Glasgow é a maior cidade da Escócia, e a terceira mais populosa do Reino Unido, depois da capital Londres e de Birmingham, e a mais populosa cidade britânica fora da Inglaterra. Sua riqueza cultural e arquitetônica já rendeu à cidade o título de capital europeia da cultura. O melhor de Glasgow, está nas artes, nos museus e nos edifícios históricos. Glasgow, em gaélico, significa “o querido lugar verde” . O passeio pelas ruas seculares mostra uma região cada vez mais dinâmica, repleta de fachadas vitorianas, neoclássicas e traços dos estilos industrial e moderno. Também não faltam esculturas e construções projetadas por grandes arquitetos.
Essa cidade vencedora dos títulos de Cidade Europeia da Cultura e Cidade Europeia da Arquitetura & Design tem museus e galerias de arte entre os mais famosos do mundo. Glasgow foi nomeada pela UNESCO como a Cidade da Música. A cidade é dinâmica e cosmopolita, o destino de compras favorito dos escoceses.
Glasgow Science Centre
Cercanias do Museu de Ciência:
Repleta de museus, endereços históricos e áreas de lazer, Glasgow atrai não só aos apaixonados por cultura, arquitetura e belas paisagens, como também a quem gosta de vida noturna agitada e opções para curtir boa música.
Kelvingrove Art Gallery and Museum
Fotos do Museu Kelvingrove:
Algo notável na Escócia é a diferença das rochas utilizadas na construção das cidades, dependendo do que há de disponível na região.Em Glasgow foi usado o arenito vermelho, o que torna esta cor predominante em vários bairros.
Desde 2008, ano em que Glasgow ganhou a distinção de “cidade da música” da Unesco, essa metrópole industrial reinventada no oeste da Escócia só fez reforçar sua fama de centro cultural e de entretenimento. Em qualquer noite da semana você pode caminhar pelo West End, perto da universidade, ou em Merchant City, no centro, para encontrar casas pulsando ao ritmo da música eletrônica, pubs onde se ouve a tradicional música gaélica, restaurantes sofisticados, dive bars e teatros alternativos, verdadeiro cadinho para todos os gostos.
Saiba que não existem voos direto do Brasil pra Escócia, então o jeito é ir até Londres ou qualquer outra cidade européia. Dependendo da opção escolhida, é possível chegar em Glasgow somente de avião, ou de avião, ônibus ou trem. Glasgow é servida por dois aeroportos: o Glasgow International Airport (IATA: GLA) e o Glasgow Prestwick Airport (IATA: PIK).
As obras de Charles Rennie Mackintosh estão espalhadas por toda a cidade, mas fãs de arquitetura também se encantarão com The Lighthouse, o centro nacional para arquitetura e design da Escócia.
A maior cidade da Escócia é cordial e agitada, com construções imponentes do século XIX, animada atividade teatral, o cenário de música alternativa mais conhecido fora dos Estados Unidos e bares cuja variedade abrange desde locais bem modernos até pubs tradicionais.
Glasgow Botanic Gardens
Thomas Hopkirk, um botânico de Glasgow, fundou os jardins em 1817 com um núcleo de 3.000 plantas. Os jardins se mudaram para sua localização atual em 1839 e, em 1842, foi inaugurado um jardim para somente membros. Atualmente, esse parque é público e atrai quase meio milhão de visitantes por ano. Nele você encontra Kibble Palace com uma estufa que cobre os 20 hectares de jardins. O inventor e engenheiro John Kibble projetou a impressionante estrutura na década dos anos de 1860 para a sua residência particular.
Mais fotos do Jardim Botânico:
O sistema de ônibus e metrô é bem eficiente e facilita os passeios pela cidade. Não deixe de visitar o Museu de Arte de Kelvingrove, a Necrópole Vitoriana ou a surpreendente deliciosa iguaria local: a pizza frita. Glasgow é a porta de entrada para as ilhas e as Terras Altas.
Queen’s Park
O famoso arquiteto inglês Sir Joseph Paxton projetou este parque de 60 hectares no final dos anos 1800. O nome do parque foi uma homenagem à memória de Mary, a rainha dos escoceses, e tem uma vista majestosa da cidade, com as colinas Campsie Fells e a montanha Ben Lomond visíveis em dias claros. Algumas igrejas góticas das proximidades muitas vezes estão em cartões postais e fotos deste pitoresco parque da cidade. Entre elas estão a Camphill Church em estilo francês e a Queen’s Park Church of Scotland. O Queen’s Park é um local habitual de eventos culturais e musicais, como o extremamente popular Southside Festival que ocorre na primavera.
Glasgow é um local excelente para os interessados em cultura contemporânea. Abriga mais de 20 museus e galerias de arte, incluindo a premiada Burrell Collection, o enorme Kelvingrove Museum and Art Gallery e o Riverside Museum, um espaço arrojado projetado pela arquiteta iraniana Zaha Hadid, dedicado ao patrimônio dos meios de transporte da cidade.
Universidade de Glasgow
A Universidade de Glasgow é a segunda mais antiga da Escócia (ficando atrás somente da Universidade de St Andrews) e a quarta mais antiga dos países que falam inglês. Além disso, ela sempre está entre as 10 melhores universidades do UK e entre as 100 melhores do mundo.