Futuroscope o parque temático da França

Futuroscope, ou Parc du Futuroscope é um parque temático francês baseado em multimídia futuroscope, cinematográficas e técnicas audiovisual. O parque é formado por vários cinemas 3D e alguns cinemas 4D junto com outras atrações e shows, alguns dos quais são os únicos exemplares no mundo.

Ele fica localizado no departamento de Vienne , 10 quilômetros a norte de Poitiers , no território dos municípios de Chasseneuil-du-Poitou e Jaunay-Clan . Localizada na costa atlântica, Poitou-Charentes , uma das regiões francesas nas cercanias da Espanha.Às 1h20 de Paris de trem, o Futuroscope Park é um lugar para jovens e adultos se entreterem e experimentar emoções espetaculares. Desde a sua abertura, já recebeu mais de 47 milhões de visitantes de todo o mundo.

 

Próximo à cidade de Poitiers, na França, o Futuroscope é um parque de ciência e tecnologia, com atrações futurísticas. Há ainda vários cinemas onde você aprende técnicas visuais.

 

A estrela indubitável do Futuroscope é Arthur 4D. Esta atração é baseada na série de filmes “Arthur e Invisíveis” de Luc Besson. É classificada como “4D” porque não só você está assistindo um filme 3D em uma tela côncava, mas também está em assentos dinâmicos que se movem, com efeitos especiais que dão uma dimensão extra à experiência.

O resultado é uma experiência estimulante e completamente convincente, já que você é levado para um giro helter-skelter em uma joaninha mecânica debaixo de tábuas, através de cidades de insetos e para o jardim. Você sente o vento em seu cabelo, abelha nas suas costas e um milhão de coisas diferentes acontecendo tão rápido que você não tem certeza do que são.

O visionário René Monory, desenvolveu a ideia em 1987 para construir um lugar que seria confrontado firmemente com o futuro – um lugar de aprendizagem, atividade econômica, treinamento e entretenimento. Quando chegamos a esse parque temos impressão de que se trata de cruzamento entre um parque temático de estilo americano e um museu de ciência de primeira ponta, todos com sabor de um je-ne-sais-quoi francês no meio de lugar algum.

Sensações fortes, imagens em grande formato, espetáculos incríveis, aventuras interativas e sensoriais…Futuroscope oferece isso para você.
Nem só de castelos se faz o turismo da França. Também parques temáticos atraem turistas do mundo todo. O parque Futuroscope atrai milhões de visitantes todo ano desde sua inauguração em 1987.

Criado há pouco mais de 30 anos, o parque de 60 hectares, com seus jardins e fontes, contém uma série de pavilhões de aspecto futurista onde estão alojados filmes e atrações diversas. Um quinto das 23 atrações são atualizadas a cada dois anos, mas a cada ano há algo novo.

O parque temático é a atração principal no Poitou-Charentes e segundo na França, e tem uma taxa impressionante de 70% de visitantes. Aqui você pode encontrar inúmeras atrações . Entre os mais cativantes podemos citar vários cinemas 3D e 4D e outros atrativos audio-visuais , que pode levá-lo ao espaço, ou contos de fadas, como o filme Arthur. Futuroscope foi criado em 31 de maio de 1987 e é atualmente visitada por cerca de 1,6 milhões de pessoas a cada ano. O parque também oferece muitos restaurantes e lojas de souvenirs.

Esse é um lugar muito difícil classificar se você está acostumado com os tradicionais parques temáticos padrão . Mas não há dúvida de que é fabuloso.

A primeira impressão que se tem do Futuroscope é impressionante. A arquitetura do lugar é uma visão futurista. Os edifícios são enormes – cada um com seu próprio sabor futurista. Tal como acontece com todos os parques temáticos em todo o mundo, a melhor abordagem é priorizar as partes que deseja visitar com base na popularidade.

Uma das atrações mais bem marcadas do parque é o premiado Animals of the Future (Les Animaux du Futur). A ideia é uma experiência 3-D onde você fica preso em carruagens de movimento lento, usando óculos especiais. Você pode então “ver” hordas de animais tridimensionais criados digitalmente. Alguns rastejam por você e alguns vêm e “comem” de sua mão se você segurar isso para eles.

O parque tem uma política de acompanhar as ciências em rápida evolução e os organizadores se vangloriam de que 50% do parque tenha sido renovado apenas nos últimos dois anos. Você também não precisa se preocupar com os problemas de linguagem, pois há guias de interpretação gratuitos em inglês para todos os passeios.

A parte central do Futuroscope consiste em três lagos em torno dos quais caminhos e pontes te conduzem para a atração mais próxima. A margem do lago e os próprios lagos também são locais para várias distrações. Os triciclos flutuantes gigantes são pura diversão para dirigir ao redor do lago com toda a família ( “Missão: Eclabousse!”). E aqueles que apreciam ficar encharcados entram em batalhas navais em barcos armados com canhões de água. Caso contrário, a margem do lago é um bom lugar para relaxar com restaurantes com preços razoáveis e há muitas diversões para distrair as crianças mais novas.

A Cité du Numérique (Digital City) é um grande sucesso tanto para crianças quanto para adultos. Fica alojado em um edifício que se parece com uma cunha gigante de queijo feito de vidro com um rolamento de esferas embutido nele. No interior, está cheio de telas de toque e sensação e instalações de arte com uma vantagem científica. Também inclui uma sala de Playstation muito popular, onde você pode preencher toda uma série de jogos de computador gratuitos.

O “Gyrotour” leva você ao topo da torre residente do parque para uma vista espetacular e, depois disso, vale a pena andar até o escuro, porque o show noturno é, como os franceses podem dizer, a peça de resistência.

“The Blue Note” envolve uma história contada através de uma mistura de teatro, cinema, animação, iluminação e música. O criador do programa – Yves Pépin – é o mesmo homem que respondeu pelas cerimônias da Copa do Mundo de 1998 e que também foi assessor artístico para as cerimônias de abertura e encerramento das Olimpíadas de Pequim de 2008. O lago é usado para efeito excelente, pois as fontes coreografadas e as cortinas de água caindo são usadas para projetar imagens em movimento como se estivessem flutuando no meio do ar. O conjunto é completado por uma espetacular exibição de fogos de artifício que deixa toda a audiência ofegante e sorridente de orelha a orelha quando retornam para casa.

 

Os mistérios do Kube, um show cheio de poesia e sonhos acordes, onde a tecnologia e a performance humana se misturam para um resultado bluff! Um dançarino e dois acrobatas interagem com imagens digitais projetadas em mais de 600 m2, maravilhas garantidas.
Esta atração faz parte dos 3 novos eventos inaugurados na Arena Fun Xperiences (uma sala de fitness Futuroscope onde você terá um deslizamento gigante deslizando mais de 30km) E Futur Expo (um curso participativo que mostra aos visitantes que o futuro pode ser útil e divertido ao mesmo tempo, você descobrirá um vestiário interativo, impressoras 3D ou uma caixa de areia virtual).

Le Géant

A máquina do tempo com o Raving Rabbids foi a melhor atração no mundo em 2014: Sentada em uma tigela de banheiro, essa atração o impulsiona em 5 momentos da história, da Grécia antiga à Conquista do Ocidente , revisitado pelos coelhos da Ubisoft.

O show The Little Prince, uma aventura poética e sonhadora em 4D (projeção 3D associada a efeitos sensoriais que intensificam as emoções e reforçam a imaginação) inspirada na história original de Antoine de St Exupéry. Essa atração foi inaugurada em 2012, por ocasião de 25 anos de Futuroscope.

Veja mais fotos do Futuroscope:

Artigos similares

Deixe um comentário

Topo