Brasília é classificada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Recebe um milhão de visitantes por ano e entre suas atrações mais visitadas estão o Congresso Nacional, o Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, o Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo brasileiro, a Praça dos Três Poderes, a Catedral, o Catetinho, a Torre de TV, o Memorial JK, o Panteão da Pátria, o Teatro Nacional Cláudio Santoro, o Santuário Dom Bosco e o Museu Vivo da Memória Candanga. Outra bela obra arquitetônica é a ponte Juscelino Kubitschek, premiada internacionalmente, pela beleza de sua arquitetura, já no seu ano de inauguração. A capital do país é muito mais que política. Por isso é considerada patrimônio da humanidade desde 1987. Dá para imaginar porque apenas passeando pela cidade. São áreas verdes que convivem junto a prédios imponentes e cheios de história. O que mais chama a atenção dos visitantes são as obras do Arquiteto Oscar Niemeyer, que estão em toda parte, e que são imagens dignas de cartões postais. Além disso, quem resiste a um passeio pelo Palácio da Alvorada e pelos prédios dos três poderes?
Catedral Metropolitana de Brasília
Projetada por Oscar Niemeyer, foi inaugurada em 1970. Tem formato circular e é constituída por 16 pilares curvos entremeados por belíssimos vitrais, criados por Marianne Peretti – sua disposição garante iluminação natural à nave, que fica abaixo do nível do solo.
Traçado Urbanístico
Brasília é uma cidade diferente em tudo. O traçado urbanístico permite ao visitante apreciar o bonito azul do céu, desfrutar a luminosidade natural e a linha do horizonte, sempre ao alcance dos olhos. A arquitetura, única no mundo, faz da cidade o maior acervo a céu aberto da arquitetura moderna. Os amplos jardins e milhares de árvores plantadas respondem pelo lado bucólico, mistura do verde salpicado de flores entre monumentos. Ruas largas, trânsito ordenado.
Dona dos melhores índices de qualidade de vida do País, a capital da República, por inúmeras outras razões, tem lugar de destaque também por acolher brasileiros de todos os rincões que para cá vêm em busca de novas oportunidades. Da mesma forma, a hospitalidade se faz presente com os estrangeiros — nem poderia ser diferente, num lugar que abriga a sede de 84 embaixadas de países acreditados junto do governo brasileiro.
Ponte Juscelino Kubitschek
A Ponte JK, uma das principais obras de Brasília, é também um dos principais pontos turísticos da capital.A ponte tem um total de 1200 metros de comprimento, 24 metros de largura, com duas pistas e três faixas em cada pista e mais duas faixas passarelas nas laterais para uso de ciclistas e pedestres com 1,5 metros de largura. A ponte atravessa o Lago Paranoá e liga o Lago Sul, Paranoá e São Sebastião à parte central do Plano Piloto, através do Eixo Monumental.
História
Brasília é a capital da República Federativa do Brasil e sua quarta maior cidade. A cidade possui o segundo maior PIB per capita do Brasil entre as capitais, superada apenas por Vitória-ES. Inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, Brasília é a terceira capital do Brasil, após Salvador e Rio de Janeiro. A transferência dos principais órgãos da administração federal para a nova capital foi progressiva, com a mudança das sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário federais.
Linhas Modernas
Célebre por suas linhas modernas e desenho futurístico, Brasília é um estudo de planejamento urbano e a única cidade construída no século 20 a ser considerada patrimônio da humanidade pela UNESCO. Onde era um deserto apenas cinco anos antes de sua inauguração, hoje há prédios inovadores e monumentos imaginativos, desde a hiperboloide Catedral de Brasília e a paisagem lunar do Complexo Cultural da República até a caixa de vidro do Palácio da Alvorada.
Esplanada dos Ministérios
Um dos maiores pontos turísticos de Brasília, a Esplanada dos Ministérios, está localizada no eixo monumental, entre os edifícios dos ministérios, que foram projetados pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer.
Plano Piloto
O plano urbanístico da capital, conhecido como “Plano Piloto”, foi elaborado pelo urbanista Lúcio Costa, que também concebeu o Lago Paranoá, o qual armazena 600 milhões de metros cúbicos de água. Muitas das construções da Capital Federal foram projetadas pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer.
Brasília também oferece ecoturismo por estar localizada 1.000 metros acima do nível do mar, no imenso platô do Planalto Central, de onde nascem quase todas as grandes bacias hidrográficas brasileiras.
Supremo Tribunal Federal
Sede do Poder Judiciário do País, o Supremo abriga uma biblioteca com aproximadamente 80 mil volumes. As visitas guiadas podem ser feitas aos domingos, das 10h às 16h, e duram cerca de 30 minutos – passam pela Sala de Sessões, pelo Salão Nobre e por três Museus. Fica na Praça dos Três Poderes, Esplanada dos Ministérios.
A Praça abriga os três edifícios monumentais que representam os três poderes da República Federal: o Palácio do Planalto (Poder Executivo), o Supremo Tribunal Federal (Poder Judiciário) e o Congresso Nacional (Poder Legislativo).
Palácio do Itamarati
Congresso Nacional
É o órgão constitucional que exerce, no âmbito federal, as funções legislativa e fiscalizatória do Estado Brasileiro, como funções típicas. Exerce, ainda, duas outras funções atípicas: administrar e julgar. Inaugurado em 1960, foi projetado por Oscar Niemeyer.
Palácio do Planalto
As colunas que sustentam a alvenaria do Palácio, símbolo mais conhecido de Brasília, têm a peculiaridade de praticamente não tocarem o chão, assegurando leveza incrível ao conjunto. É uma obra que merece ser contemplada. O espelho d’água, barreira que dispensa cercas, foi construído durante o período de regime de exceção e hoje faz as vezes das fontes de desejos existente mundo afora. O Palácio foi inaugurado em 1958, está guarnecido por inúmeras obras de arte e tem uma capela cuja fachada é assinada por Athos Bulcão.
Palácio da Justiça
Teatro Nacional
Os grandes espetáculos culturais de Brasília acontecem nos palcos do Teatro Nacional Claudio Santoro. Projetado por Oscar Niemeyer, este espaço é destinado às artes, sendo um ponto de interesse turístico.
Migração
Esta metrópole cosmopolita – que possui um dos melhores índices de qualidade de vida do País, mas é muitas vezes injustamente acusada de desumana e impessoal – acolhe brasileiros de todos os cantos, que vêm em busca de novas oportunidades e trazem consigo suas raízes culturais. Assim Brasília, ainda marca25da pela migração, mas já com uma bem definida geração de brasilienses, começa a afirmar sua identidade, fortemente baseada na diversidade cultural que só um país como o Brasil é capaz de produzir. Este respeito e gosto pela diversidade faz de Brasília um lugar hospitaleiro também para estrangeiros, que se sentem em casa nesta cidade, sede de embaixadas de mais de oitenta países.