Moscou é a maior e mais importante cidade da Rússia, além de ser a capital do país. Com uma população de aproximadamente 12,3 milhões de habitantes, a cidade é o centro econômico e político do país. Fundada, segundo a tradição russa, no ano de 1147, Moscou cresceu como uma das principais cidades dos diferentes reinos que existiram na região que hoje corresponde à Rússia.
Uma cidade em que a história e a modernidade se cruzam a cada momento. Assim é a Moscou que milhões de viajantes conhecem e redescobrem todos os anos. A metrópole que já foi capital da extinta URSS (União Soviética) e hoje é capital da Rússia capitalista é um resumo da história recente do mundo e da disputa acirrada com os Estados Unidos durante a Guerra Fria. De um lado, a cidade soube se redescobrir e se modernizar com seus prédios, shoppings e tudo de mais incrível que o capitalismo pode oferecer. Por outro lado, Moscou soube preservar a sua rica história muito bem, o que faz da cidade um museu a céu aberto.
A cultura moscovita (e a russa, de uma maneira geral) é bastante rica. Afinal, estamos falando da terra de grandes nomes como o escritor Dostoiévski (autor de Crime e Castigo), do famoso cineasta Serguei Eisenstein e do imponente e mundialmente famoso Teatro Bolshoi.
Na cidade também fica o mais famoso e mais importante Kremlin(“fortaleza” em russo), construído em 1495 e sede do governo russo – é lá onde o presidente Vladimir Putin trabalha. Visitar o Kremlin e conferir a grandiosidade dos seus 30 hectares e inúmeras igrejas é um programa obrigatório para quem passa pela cidade.
Além de tudo isso, um dos principais atrativos culturais da cidade é a sua própria história: Moscou sintetiza como nenhuma outra metrópole russa a história da União Soviética e a transição para o capitalismo e a economia de mercado, presentes na moderna Rússia atual.
A noite moscovita é bem variada e efervescente. Se você quiser uma programação mais calma e clássica, o Teatro Bolshoi é uma ótima pedida. Para quem quer uma escolha mais romântica, os inúmeros restaurantes e cafés são a melhor escolha.
Para os mais descolados e animados, a vida noturna de Moscou oferece uma infinidade de bares e baladas, onde você vai encontrar muita gente bonita (não é à toa que os russos e russas têm fama de serem lindos) e animação até o sol nascer.
Moscou é uma cidade cheia de história e tradição. Um dos principais pontos turísticos, a Praça Vermelha, abrigava os famosos desfiles militares durante a União Soviética e hoje é um importante local de turismo. Dela partem várias importantes ruas de Moscou em todas as direções, o que faz com que a praça seja o ponto central da cidade.
Na Praça Vermelha você encontra, ainda, a famosa Catedral de São Basílio, com seus quase 500 anos de história e suas imponentes cúpulas com detalhes em ouro.
Outro templo histórico que você precisa visitar quando passar pela cidade é o Mausoléu de Lênin. Você vai encontrar o corpo embalsamado do líder russo, um dos principais responsáveis pela Revolução Russa. Além de Lênin, algumas outras figuras históricas estão enterradas próximas ao mausoléu, como Stálin e Yuri Gagarin, o famoso cosmonauta russo.
Mas nem só de história vive a cidade. Você também vai encontrar luxuosas e modernas construções contrastando com toda a tradição dos antigos prédios e até igrejas, proibidas durante o período comunista, que foram reconstruídas e restauradas.