Penhascos acompanham a costa de Santa Monica, essa cidade autônoma a oeste de Los Angeles que é marcada pelo comportamento sossegado e cheio de estilo. Californiana e praiana até dizer chega, Santa Monica tem uma mistura de surfe, sol e areia que atrai o pessoal de Los Angeles e de fora para passear em seus shoppings, no calçadão e na Montana Avenue, um verdadeiro corredor de grifes. Se você estiver ali sem carro, vai se sentir praticamente exilado na costa. Mas pode ir sem medo: o sol vale (e muito) a pena. Neste dia, o tempo estava muito nublado.
Em Santa Monica, estradas insípidas dão lugar a vias simpáticas que parecem abraçar as encostas. E ciclovias se esticam por quilômetros a perder de vista na areia.Espaços públicos que não economizam na área verde, como os parques Douglas e Palisades, se embrenham em meio aos penhascos de Santa Monica. As moradias por ali vão desde prédios com vários apartamentos até mansões multimilionárias à beira do mar.Bangalôs e casas de traços geométricos e ousados convivem lado a lado, na maior.
Tudo em Santa Mônica ferve, desde as centenas de lojas e restaurantes aos mais de quatro quilômetros de praia de areia branca até as várias celebridades aterrizando no aeroporto local e na Montana Avenue. Tema de músicas, filmes e programas de televisão populares (como SOS Malibu -“Baywatch”- um dos muitos filmados aqui), a cidade tem uma vibração como nenhuma outra. Santa Monica é uma cidade no oeste do condado de Los Angeles e fica situada na baía de Santa Monica, rodeada em três lados pela cidade de Los Angeles – Pacific Palisades no noroeste, Brentwood , no norte, oeste de Los Angeles no Nordeste, Vista Mar , a leste, e Veneza, a sudeste. Hoje, vários artistas de Hollywood possuem mansões nababescas em Santa Mônica, que tem uma efervescente agenda cultural, além de ótimos museus como o Bergamot Station – um complexo de 20 mil metros quadrados, que funciona num terminal de bondes desativado – e o Santa Monica Museum of Art, dedicado à arte contemporânea.
Um dos motivos para tanto sucesso do pier de Santa Mônica também se dá ao fato de que ele é o termino da célebre rota 66, talvez a estrada/rota mais tradicional dos EUA que sai de Chicago, atravessa 9 estados até chegar em Santa Monica percorrendo 3755 Km. Ao longo dela por exemplo surgiu o conceito do fast food americano. A primeira loja do Mac Donalds em São Bernardino, ou mesmo o primeiro drive through dos EUA, o Red’s Giant Hamburgs in Springfield, Missouri.
Santa Mônica recebeu esse nome devido a Santa Mônica de Hipona , porque a área em que a cidade está localizada foi visitada pelos espanhóis no dia da padroeira . Santa Mônica reflete bem o estilo sul californiano de vida. Uma atmosfera que envolvente simbolizada por atividades ao ar livre durante o ano inteiro com um jeitão descontraído de viver a vida.
Santa Monica conta com um calçadão super agradável, cheio de gente andando de bicicleta, correndo ou simplesmente fazendo uma caminhada. O legal do Boardwalk de Santa Monica é que ele é repleto de coqueiros, tem jardins cuidados cheios de flores, áreas para prática de exercícios ao ar livre e obviamente praia. Para quem curte é possivel alugar bicicletas no local para explorar melhor a região.
Com mais de 120 galerias, museus ou exposições públicas de arte e dezenas de locais de apresentação de artes dramáticas e musicais, bares e boates, Santa Monica é uma localização de frente para o mar para cultura e divertimento de última geração.
Santa Mônica pode ser considerada como uma das principais praias de Los Angeles. E vira e mexe aparece em filmes e seriados americanos.
A alta costura de Hollywood se mescla com o estilo hippie chic casual e de alguma forma tudo se combina. Um conselho: deixe o carro e vá a pé a todos os lugares. Santa Mônica é pequena e se orgulha de ser um bom ambiente para pedestres e ecologicamente correta. Você não vai precisar de carro na rua de pedestres Third Street Promenade, um paraíso dos carrinhos de bebês conhecido pelos seus diversos cinemas, restaurantes e pelos animados artistas de rua
Concentrado no movimento que acontece na esplanada da 3rd Street e no recém reformado shopping Santa Monica Place Mall, o centro dali é uma alternativa popular às praias. Montana Avenue, a Beverly Hills de Santa Monica. Se a Rodeo Drive for empinadinha demais para o seu gosto (ou para seus bolsos), recorra à sua irmã mais nova em Santa Monica. Aliás a Montana Avenue em Santa Monica é bem mais descontraída do que a Rodeo Drive em Beverly Hills. Conhecemos as duas.
A partir de 1930, a praia de Santa Mônica começou a atrair muitos fisioculturistas famosos como Jack LaLanne e Joe Gold (Gold’s Gym) entre outros que exercitavam-se regularmente por ali, transformando Santa Mônica no berço do “condicionamento físico nos EUA”, ganhando apelido de “Muscle Beach”.