No coração da região dos Andes, bem perto da cidade de Santiago, esta a maior estação de esqui da América do Sul e provavelmente o mais moderno do Chile. Valle Nevado está 3.205 metros sobre o nível do mar . A uma hora de Santiago, o resort de Valle Nevado abriga uma estação de esqui com 39 pistas com quatro diferentes níveis de dificuldade e catorze teleféricos para subir aos setores exclusivos para prática do esporte, incluindo a primeira telecabine do Chile. No total, o visitante conta com 40 quilômetros de pista espalhadas por uma área esquiável de 900 hectares.
Aberto durante o ano todo, este resort de montanha foi inaugurado em 1988 e forma com as estações El Colorado e La Parva, a região conhecida como “os três vales dos Andes” com 10.700 hectares de terreno esquiável e 107 quilômetros de pistas. No Valle Nevado mesmo só existem 4 opções de hospedagem, que são 3 hotéis e alguns prédios de apartamentos de temporada.
Neve em pó, 34 pistas e pendentes preparadas com um desnível que alcança os 810 metros e terminam nos maravilhosos prados andinos e áreas fora de pista com excelente neve virgem. Vale Nevado é um lugar ideal para esquiar e praticar snowboard, heli-ski ou ainda fora de pista, realizar atividades como asa delta e safáris de esqui. Para os snowboarders, o snowboard park de Valle Nevado, de 100 metros de longitude e 50 de largura, oferece pistas especiais: Half Pipe e Border Cross, e estão junto ao teleférico La Escondida. Desde do ano 2003, Valle Nevado e a sede da Copa do Mundo FIS de Snowboard, única estação esportiva escolhida na América do Sul.
A programação de entretenimento do resort inclui piscina aquecida animada por DJ, spa, lojas para aluguel e venda de produtos para neve, espaço infantil e até uma sala de cinema. A Cordilheira dos Andes possui uma variedade enorme de espécies, entre as quais se destaca o cóndor, a ave nacional, que faz seus ninhos em meio às rochas de nossas montanhas e que sem duvida você poderá vê-lo sobrevoando os céus de Valle Nevado.
“El Dorado” dos esportes de inverno, assim o chamam o Valle Nevado, que está apoiado na infraestrutura hoteleira e gastronômica. Qualidade, um ótimo serviço e a hospitalidade chilena distinguem seus hotéis e restaurantes, também promete junto ao fitness center os melhores espetáculos organizados para férias de inverno inesquecíveis.
A somente 46 quilômetros de Santiago, pela estrada asfaltada de Farallones que percorre 32 quilômetros até o desvio para Valle Nevado. Desde deste ponto são 14 quilômetros para chegar a estação. Durante o inverno o transito de 8h à 14h é exclusivamente de subida, e de 14h até as 20h é só para a descida. O uso de correntes nos pneus e obrigatório nos caminhos montanhosos.
Em geral a temporada de neve vai do meio de junho até o final de setembro, mas o dia exato varia a cada ano. Em 2015 a temporada oficial no Valle Nevado começa no dia 26 de junho e vai até o dia 25 de setembro. Para confirmar a temporada de cada ano, entre sempre no site oficial do Valle Nevado. Atividades: Esqui, snowboard, heli-ski, asa delta, helisurf, motonieve, trenó, e caminhadas. Serviços: Alojamento, gastronomia, entretenimentos e transportes.
É possível também fazer aulas de esqui em uma escola que conta com noventa instrutores, alguns deles dominando bem o português. Para quem quiser passar mais de um dia, há um hotel com acesso direto às pistas e outros dois a poucos metros dos setores de esqui, cujas diárias incluem também meia-pensão. Para grupos, uma boa pedida pode ser alugar apartamentos mobiliados para até oito pessoas.
O hotel Valle Nevado, possui quartos com vista para a cordilheira, que parece um quadro pintado a mão. A estrutura deste lugar, faz ser o preferido dos turistas que chegam ao país na procura de aventuras na neve.
Em tese de outubro a maio , somente há neve nos cumes mais altos, inacessíveis. Isso pode variar muito de ano para ano, mas em geral em outubro a neve começa a derreter e só retornará em junho do outro ano. Apesar de eventualmente ainda poder ter bastante neve em outubro ou já ter começado a nevar em maio, isso não é garantido. Já entre novembro e abril (verão/primavera lá) a possibilidade é praticamente nula. Então, se o seu objetivo é ver e brincar na neve, programe a sua viagem para o período entre junho e setembro.
A estrada para lá é bem sinuosa e estreita e, com neve, torna-se especialmente difícil. São 40 curvas iniciais até chegar à entrada para Farellones e ao desvio para o Valle Nevado, e aí são mais 17 curvas. Conta-se como “curvas” aquelas com quase 180º, o resto é “linha reta”. De qualquer forma, deve-se deixar o carro estacionado um pouco antes e fazer todo o resto – os caminhos entre os hotéis e as atrações – a pé.
Veja mais fotos do Valle Nevado: